Parece tão fácil assim?

O terrível incêndio na boate Kiss no Rio Grande do Sul despertou, além do luto de toda uma nação, o interesse em discutir a qualidade das casas noturnas, o preparo do Brasil para grandes eventos e também a possível negligência do poder público em fiscalizar.

Não tinha momento mais próprio para ressuscitar meu blog.

Alguns devem saber, mas eu passei exatamente pela mesma situação, só que no incêndio da Space, balada da Vila Olimpia onde fui em 2006, felizmente não houve mortes. Ainda assim, é difícil não sentir tudo aquilo de novo, um terrível dejavu, mas com final trágico. É como se eu tivesse ido lá na Kiss.

Agora que todos foram enterrados, chegou a hora de investigar as causas. Mais que o fato da banda ter acionado um sinalizador que causou o incêndio, está sendo noticiado o alvará vencido, a superlotação do espaço, e ficou mais que evidente a falta de fiscalização da prefeitura, além da não observação da norma da ABNT que exigia duas portas em vez de uma.

Trazendo isso para a minha realidade, observo a quantidade absurda de eventos de anime que surgem, dia após dia. E igualmente absurda é a baixa qualidade dos mesmos. O que será que acontece? Será que é tão fácil assim? Que fonte inesgotável é esse tal de mercado de eventos?

Acompanho dia a dia a correria para conseguirmos o alvará, que não é apenas um documento, mas o atestado de que o evento é de fato um lugar SEGURO. Mas esse mesmo documento, é ignorado por MESES em estabelecimentos que funcionam TODA SEMANA. E os outros eventos, esses menores? Tem noção disso? Sabem que é muito muito mais além de ter extintores espalhados e bombeiros no palco?

Amigo, se você que está lendo isso, quer fazer um evento pq acha o Anime Friends caro demais, ou porque acha que pode fazer melhor, se quiser mesmo pode fazer. Mas tenha a decência de providenciar todas as opções de segurança para o visitante, e não pense que é só chamar o dublador X, a banda Y e o estante Z que vai dar tudo certo. É muito mais que isso. A burocracia atrapalha, e muito, mas é importante que no mínimo isso seja feito uma boa apresentação.

Talvez seja melhor recomendar que você desista dessa ideia.

gostou do que leu? compartilhe
Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest
WhatsApp

comente!

Fechar Menu